Análise em Equipamentos com Pressão

Teste hidrostático é um procedimento para testar a resistência de componentes de um sistema, como tubulações, vasos de pressão, mangueira e cilindro de gás, entre outros equipamentos que trabalham com pressão. 

O teste envolve o preenchimento do equipamento com um líquido pressurizado por um período de tempo especificado. Durante o teste, os envolvidos monitoram as pressões e temperaturas do componente para detectar qualquer vazamento ou falha na estrutura do equipamento. Se nenhum problema for detectado, o equipamento é considerado aprovado.

Este é um teste padronizado que se baseia na pressão interna, externa e no volume do recipiente. O objetivo é garantir que o recipiente não vaze quando submetido a pressões mais altas do que as pressões de trabalho normais.

Esse teste é usado principalmente para testar tanques de combustível, vasos de pressão, tubulações, bombas, cilindros de ar comprimido e outros recipientes fechados. 

Ele consiste na aplicação de pressão e/ou vácuo internamente, de modo a garantir que o recipiente suporta a pressão sem vazamento. A pressão aplicada é monitorada durante o processo e, caso seja detectado um vazamento, a pressão é reduzida imediatamente.

O teste também pode ser usado para verificar a qualidade da soldagem do recipiente, pois qualquer problema de soldagem pode causar fissuras ou trincas no equipamento, o que leva à perda de pressão. Em alguns casos, radioscopia ou inspeção por ultrassom podem ser usadas em conjunto com o teste hidrostático.

Para obter testes dessa natureza de forma eficiente e segura, é fundamental contar com o auxílio de empresas especializadas, pois elas possuem profissionais habilitados e ferramentas adequadas, além do conhecimento das normas técnicas de segurança, as quais devem ser seguidas rigorosamente.

Postagem criada em: 21/07/2023 - 11:18


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.