Gestão de Equipamentos Industriais

A auditoria NR13 é efetuada para fazer levantamento das diversas exigências do Ministério do Trabalho e Emprego para gestão da integridade estrutural das caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento. 

A NR 13 exige que os empregadores realizem auditorias periódicas para verificar se os equipamentos e sistemas sob pressão estão sendo usados de forma segura e adequada, como parte de seus programas de prevenção de acidentes de trabalho. 

Além disso, a NR 13 também estabelece regras para a construção, instalação, operação, manutenção, inspeção e reparação dos equipamentos, assim como para o treinamento dos trabalhadores que os utilizam.

A NR 13 estabelece que as empresas precisam cumprir determinados requisitos para garantir condições seguras aos trabalhadores que lidam com esses equipamentos.

A NR 13 é aplicável às atividades de instalação, manutenção, operação e inspeção nos seguintes equipamentos: caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento. 

Ela aborda as medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes e doenças profissionais, além de exigir que os equipamentos sejam adequados às condições de trabalho e ao ambiente de trabalho.

A NR 13 estabelece que as empresas devem realizar auditorias regulares para verificar se os equipamentos estão em boas condições e se estão sendo usados de acordo com as normas de segurança. Durante a auditoria, o auditor deve verificar a documentação técnica dos equipamentos, as condições dos dispositivos de segurança, os procedimentos de manutenção e o uso correto dos equipamentos.

Além disso, a NR 13 prevê que as empresas precisam treinar seus funcionários sobre o uso correto das máquinas e equipamentos e garantir que eles estejam utilizando os equipamentos de maneira segura e responsável.

A NR 13 é fundamental para a segurança dos trabalhadores em todos os setores industriais. As empresas que descumprem as disposições da norma podem ser multadas e obrigadas a fechar temporariamente suas unidades. 

Postagem criada em: 20/07/2023 - 14:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.