Uma inspeção predial fundamenta-se em realizar uma vistoria em edificações a fim de analisar e avaliar o seu estado de conservação e manutenção, além das suas condições técnicas, com o intuito de propor medidas necessárias caso encontre inadequações ou falhas operacionais, sejam elas preventivas ou corretivas, através de um relatório, e assim garantir uma operação correta e segurança do edifício e de seus ocupantes. Vários são os sistemas e instalações que são alvos dessa inspeção, sendo eles: Sistema de proteção contra descargas atmosféricas, instalações elétricas, sistema de combate a incêndio, elevadores, escadas rolantes, hidrossanitárias, gás, comunicação visual, termografia, ar condicionado, entre outros.

A inspeção em edifícios deve ser realizada por profissionais habilitados, que sejam engenheiro civil ou arquiteto. Além de verificar  o estado de conservação, tem a finalidade de identificar possíveis problemas que possam vir acontecer, e dar as recomendações para realizar os devidos reparos. E quanto mais cedo um problema é identificado, menor vai ser o custo com consertos ou reformas, resultando em ganhos financeiros. Mas a falta de inspeção vai gerar problemas graves, muitas vezes irreversíveis, pois coloca em risco todos os ocupantes do edifício e, consequentemente, um custo muito alto ao empreendimento, ocasionando em perdas financeiras.

Realizar a inspeção em edifícios, além da sua durabilidade, garante a proteção da sua estrutura, evitando gastos desnecessários com reformas, e a segurança de cada usuário. E ainda é uma obrigatoriedade exigida por lei e o não cumprimento resulta em multas e penalidades.

É importante que as empresas que fornecem os serviços de inspeções em edificações sejam responsáveis no diagnóstico, propondo soluções que correspondam às necessidades de seus clientes. 

Postagem criada em: 18/10/2022 - 13:14


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.