Um curso de brigada de incêndio é um treinamento que prepara as pessoas para responder eficazmente a situações de emergência relacionadas a incêndios. Enfatiza a prevenção de incêndios, o conhecimento dos equipamentos de combate a incêndios, as técnicas para detectar o fogo e as medidas de segurança a tomar. Estes cursos são obrigatórios em muitas áreas e são oferecidos pelos corpos de bombeiros locais ou empresas especializadas.

A Brigada de Incêndio é responsável por prevenir, controlar e apagar incêndios em seus estágios iniciais. O curso para formar brigadistas é oferecido em diversas áreas, incluindo: segurança do trabalho, meio ambiente, saúde e segurança, bombeiros e outros. 

O curso oferece aos alunos conhecimentos sobre como reconhecer e avaliar o risco de incêndio, bem como conhecimentos específicos sobre equipamentos de combate a incêndio, técnicas de prevenção de incêndio, procedimentos de emergência, medidas de segurança e primeiros socorros. Além disso, o curso inclui treinamento em simuladores de incêndio, desenvolvendo habilidades práticas para lidar com diferentes situações de incêndio. 

Ao final do curso, os alunos deverão realizar um exame para receber a certificação de brigada de incêndio. Esta certificação é necessária para aqueles que desejam trabalhar na área de prevenção e combate a incêndios. Todos os edifícios precisam contar com uma equipe de brigadistas e a sua quantidade é determinada pelo tamanho da edificação, a quantidade de pessoas que comporta e o grau de risco apresentado pelo local.

Além disso, ter uma equipe de brigada de incêndio é necessário para que o proprietário ou responsável pelo imóvel possa solicitar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). E a duração desse curso varia de acordo com o tipo da edificação, a quantidade de pessoas que pode ocupar o local e o grau de risco da edificação, podendo ter uma carga horária de:

  • 4 horas: indicado para edifícios menores e com baixo risco, pode ser realizado na própria empresa;

  • 8 horas: essa carga horária é para as edificaçõe que apresentam risco médio e precisa ser realizado em área específica;

  • 24 horas ou mais: essa é para os edifícios com alto grau de risco, como os locais que armazenam produtos inflamáveis, e também precisa ser realizado em campo específico.

Conte com uma boa empresa para proporcionar um curso de qualidade e tenha uma excelente equipe de brigadistas em seu imóvel para garantir maior segurança para as pessoas e patrimônio.

Postagem criada em: 09/10/2023 - 10:25


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.