Indústria de Produtos Lácteos Sustentável

Uma estação de tratamento de efluentes de laticínios é uma estação de tratamento projetada para remover os poluentes presentes nos efluentes dos estabelecimentos de laticínios. Eles contêm poluentes orgânicos, como matérias orgânicas, nutrientes, sais, metais pesados e outras substâncias químicas. 

Os principais objetivos de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) são reduzir a carga de poluentes, remover metais e nutrientes, reduzir o odor e melhorar a qualidade da água. A estação de tratamento inclui etapas como processamento prévio, tratamento químico, separação física, filtração, desinfecção, sedimentação e clarificação.

Esse sistema de tratamento de água que remove os resíduos e ácidos orgânicos das águas residuais provenientes de processos industriais envolvendo laticínios. Os efluentes dos laticínios são ricos em matéria orgânica biodegradável, ácidos graxos voláteis, proteínas, amido e outras substâncias. 

O principal objetivo deste tipo de estação de tratamento é remover esses poluentes antes da água ser descartada na rede pública de esgoto ou reutilizada na própria indústria.

Para conseguir cumprir com seus objetivos, as estações de tratamento de efluentes de laticínios usam vários processos biológicos, químicos e físicos. Os principais processos incluem tratamento biológico aeróbio, filtração, clarificação, desinfecção, precipitação, floculação, adsorção, ultrafiltração e osmose reversa. Alguns destes processos podem ser combinados para obter melhores resultados.

As despesas de manutenção e operação também deverão ser consideradas. Além disso, os laticínios precisam ter um plano verde para garantir que as estações funcionem corretamente.

As ETEs são soluções ideais para que as águas residuais geradas pelos mais diversos setores industriais, seja de pequeno, médio ou grande porte, sejam descartadas na natureza sem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Postagem criada em: 25/08/2023 - 10:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.