Sistema de proteção ao fator potência

A utilização de banco de capacitor fixo deve ocorrer com cautela, de forma a não provocar um baixo fator de potência no período capacitivo. Em geral,  é indicada a utilização de manobra por meio de contatores adequados a esse tipo de carga.

Ele serve para corrigir o fator potencial, que é o causador das multas tarifárias de energia elétrica. Existem 3 tipos de banco de capacitores, os programáveis, os fixos e os automáticos, cada um tem uma determinada indicação que apenas uma empresa técnica pode informar.

  •          O banco de capacitores programável pode atuar em condições pré-definidas (Períodos ou eventos) de acordo com a necessidade específica;
  •          O banco de capacitores fixo é recomendado para a correção de cargas constantes, tais como transformadores;
  •          O Banco de capacitores automático realiza uma compensação automática por meio de sinais de tensão e corrente ligando e desligando módulos capacitivos de acordo com a necessidade.

De forma resumida, o fixo é o banco que não possui nenhum tipo de controle. Os capacitores permanecem ligados ao sistema indefinidamente e independente das condições da carga, com soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento adequado.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para não somente atender a sua necessidade, mas também, superar todas as suas expectativas apresentando soluções completas e eficientes. Por fim, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar mais caro é sinônimo de qualidade. Consulte um profissional adequado para satisfazer a sua necessidade.

Postagem criada em: 26/10/2021 - 14:28


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.