Método de teste não destrutivo para indústrias

Se você acha que ultrassom é feito apenas em pessoas e animais para exames de saúde, fique sabendo que não é bem assim. No meio industrial também há a utilização do teste de ultrassom, ele é utilizado em equipamentos para verificar seu estado estrutural.

Assim como em seres vivos, o teste de ultrassom vai analisar o corpo do equipamento e verificar se não há problemas nele, só que nessa situação ele não olhará os órgãos (ou peças) internos do equipamento, serão analisados se há falha e descontinuidades de solda no aparelho.

Ultrassom no setor industrial — um teste não destrutivo

O método de ultrassom industrial é muito utilizado é preferível, já que para realizar seu teste não é necessário que a produção seja interrompida, o que acaba não causando atrasos da produção ou prejuízos. Além disso, ele pode ser utilizado em diversos segmentos de indústrias e comércio, como vasos de pressão, caldeiras e estruturas marítimas.

Diferente de um teste de radiografia, o ultrassom não precisa de espaço para ser realizado, por conta dos raios radioativos presentes no teste, afinal é utilizado as reflexões das ondas sonoras para conseguir analisar e coletar dados sobre a estrutura do equipamento. O ultrassom, assim como o teste feito por radiografia, é um ensaio não destrutivo, isto é, não causa danos físicos na estrutura do equipamento para fazer a análise de sua estrutura.

Como as ondas sonoras conseguem passar por diversos locais, até mesmo os menores pontos são captados, sendo assim possível  encontrar precisamente os locais onde há as fissuras, falhas e descontinuidade de solda na estrutura do equipamento.

Postagem criada em: 09/05/2022 - 16:48


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.