Método de inspeção de solda
Quase todos os aparelhos e equipamentos de metal possuem em sua composição ou estrutura algum elemento soldado, e em grandes equipamentos para indústrias ocorre o mesmo, por conta disso existe um método de verificar se o equipamento está pronto para receber a solda, e depois para verificar se a solda foi bem feita.
O método utilizado para realizar essa verificação é o ensaio visual de solda, ele é um dos ensaios de menor custo presente em todo o setor de soldagem e industrial, além disso é um ensaio não destrutivo, ou seja, não força o equipamento e sua estrutura para que o teste seja feito.
Esse tipo de ensaio é acessível por conta de seu baixo custo, e mesmo que pareça um método fraco, ele consegue identificar muito bem fissuras e falhas de descontinuidade no locais de solda que foram feitos, e se bem executado diminui a necessidade de fazer muitos reparos de solda no equipamento e a necessidade de executar mais ensaios visuais ou de outros ensaio não destrutivos que possam ser necessário para avaliar toda a situação da solda do equipamento.
Importância de inspeções e teste em equipamentos
As inspeções e ensaios são feitos para que seja garantida a qualidade e durabilidade dos aparelhos e equipamentos utilizados em indústrias e fábricas, fazendo com que não haja problemas e falhas que possam danificar a fabricação, atrasar a operação ou causar acidentes que causem grandes prejuízos para as empresas da indústria.
Por isso é importante destacar a importância de realizar os testes, avaliação, inspeção e ensaio em todo e qualquer aparelho presente em indústrias e fábricas, assim são evitados futuros problemas que poderiam ter sido resolvidos se identificados com antecedência, sendo possível a manutenção corretiva deles.
Postagem criada em: 10/05/2022 - 16:59
Veja Também em Nosso Blog
- Como garantir qualidade e segurança de equipamento
- Inspeções: segurança em ambientes industriais
- Norma regulamentadora sobre espessura de objetos
- Inspeção de qualidade em equipamentos
- Ultrassom para equipamentos industriais
- Dispositivo de segurança para equipamentos
- Ensaio com ultrassom: seguro e tecnológico
- Empresas de inspeção de estruturas
- Inspeção não destrutiva por partículas magnéticas
- Inspeção e segurança em equipamentos industriais
- Inspeções não destrutivas em equipamentos
- Inspeção de qualidade de soldagem em equipamentos
- Inspeção para equipamentos industriais — Ultrassom
- Medição de espessura em objetos e equipamentos
- Certificado de empresa parceira da Petrobras
- Qualidade de estrutura e soldas de equipamentos
- Modos de detectar descontinuidade em soldas
- Conhecendo mais sobre ensaio não destrutivos
- Fazendo a verificação de solda com ultrassom
- Como funciona a inspeção de equipamentos
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.