Medindo líquidos e gases em recipientes fechados

Que líquidos são medidos em litros (L) e mililitros (mL) nós já sabemos, e que os gases podem ser medidos por metros cúbicos (m³), mas algumas vezes também são medidos em litros e mililitros, em casos de quantidade menores.

Mas quando estão em recipientes fechados de metais que não possuem identificação ou rótulos, como essa medição é feita? Nesse caso, existe um aparelho chamado manômetro que é o responsável por fazer a medição de líquidos e gases em recipientes metálicos como pequenos reservatórios e vasos de pressão feitos para poder armazenar essas substâncias.

Mas esse aparelho não vem totalmente calibrado, por isso é importante que seja feita a calibração de manômetro para que a medida mostrada no seu visor seja a correta equivalente a que está dentro do recipiente. Pode ocorrer, com o tempo, dele acabar ficando desregulado, por isso será necessário verificar e realizar a calibração dele novamente.

Esse aparelho é um forma segura de medir gases e líquidos, pois há muitas substâncias que não podem ficar em contato com o ar atmosférico e por isso deve ser mantido em vasos de pressão durante seu armazenamento, que são recipientes que suportam diferentes pressões e por isso é o local ideal para as substâncias desse tipo. Como o acesso ao interior desses vasos é praticamente impossível, pois são feitos de metal opaco, o método possível para medir esses fluidos armazenados é através do manômetro.

Resumindo, já sabemos que líquidos e gases possuem unidades de medida em comum, então com essa informação é mais fácil de saber como poderá ser feita a leitura de informações no visor do manômetro.

Postagem criada em: 10/05/2022 - 16:57


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.