Manômetros dentro do padrão NR-13

Manômetros são aparelhos que fazem a medição de pressão de líquidos e gases presentes em vasos de pressão, mas também são utilizados para fazer a medição de pressão em equipamentos como caldeiras e compressores de ar, dessa maneira é possível verificar visualmente qual o nível de pressão apresentado pelo equipamento e a quantidade do elemento ainda presente nos vasos de pressão.

Por ser um instrumento que mede pressão, é importante o manômetro estar sempre calibrado de acordo com o padrão exigido e determinado pela norma regulamentadora NR-13, imposto pelo Ministério do Trabalho.

Importância do manômetro calibrado

É imprescindível que a calibração de manômetros seja feita para a utilização desse aparelho, pois é necessário que estejam fazendo a medição de acordo com o padrão NR-13, já que pode ocorrer deles estarem medindo um nível mais abaixo do que o real.

A não calibração do instrumento de medição pode acarretar em uma caldeira apresentando o nível de pressão abaixo, porém na realidade ele está acima do recomendado para o equipamento da caldeira, e essa discrepância de valores pode ocasionar em estresse da caldeira por excesso de pressão e até mesmo causar uma explosão, danificando diversos outros materiais, maquinários, estrutura, e até mesmo causando um risco enorme de vida para as pessoas presente no local e em sua proximidade.

Para verificar se os manômetros estão calibrados corretamente é feita a inspeção dos aparelhos periodicamente, pois são itens de extrema importância e deve desempenhar muito bem sua função para que não haja acidentes no ambiente de trabalho, ou para que não faltem equipamentos para armazenar gases e líquidos sob pressão.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 16:53


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.