Avaliação de espessura de equipamentos

Diariamente o setor industrial utiliza seus maquinários e diversos equipamentos para realizar suas produções, contudo, a utilização desses equipamentos pode acabar causando um desgaste e fazer com que as estruturas fiquem com uma espessura menor, podendo ocasionar em falta de rigidez e desmoronamento ou explosão do equipamento.

Para evitar que coisas desse tipo aconteçam, existe um método de testar e verificar as espessuras dos equipamentos, esse tipo de teste é realizado para evitar que equipamentos comprometidos por condições ruins continuem operando em produções, o que pode acabar diminuindo seu desempenho ou até mesmo causando problemas durante sua operação atrasando o tempo de fabricação.

Medir espessura de equipamentos de maneira não destrutiva

A avaliação realizada pela medição de espessura é feita para saber se a estrutura do equipamento está em boas condições e continua operando, ou se poderá causar problemas durante  produção, isso porque ao longo do uso as máquinas e aparelhos podem acabar tendo desgastes internos, seja por atrito ou corrosão, e isso acaba atrapalhando o desempenho dele durante a produção, por estar sendo forçado de uma certa forma, isso acaba fazendo com que a fabricação tenha um atraso ou baixo desempenho.

Por ser um tipo de teste não destrutivo, a medição da espessura de estruturas pode ser feita com uma regularidade maior do que outros testes, já que se os outros tipos de testes forem destrutivos vão acabar forçando o equipamento e pode acabar causando na danificação dele de vez, o que causaria um maior atrasado e prejuízos para fabricações. Por isso testes não destrutivos são os mais indicados e preferíveis de serem feitos, pois não costumam precisar interromper a produção para serem realizados, e não forçam os equipamentos e aparelhos durante o tempo que está sendo realizado.

Postagem criada em: 09/05/2022 - 16:50


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.