Utilização e validade de extintores de incêndio

Os extintores são ums dos equipamentos de combate a incêndio mais populares e presentes em todos os lugares que vamos, até mesmo os carros possuem um (atualmente ele não é mais um item obrigatório, mas muitos veículos ainda o possuem, se estiverem dentro do prazo de validade)

Muitas pessoas não sabem, mas os extintores, assim como diversos outros tipos de produtos, possuem um prazo de validade. Isso porque a substância presente em seu interior pode acabar perdendo o efeito e a pressão interna.

Quando o extintor chega ao seu prazo de validade é necessário trocar por outro, ou fazer a recarga de extintor de incêndio, utilizar o equipámento fora da validade não é aconselhável, pois ele pode não funcionar em uma situação de emergência.

Os extintores são objetos compostos por vasos de pressão, mangueira, válvula, manômetro (medidor), lacre, difusor e agente (fluído). É padrão de fábrica que todos esses itens estejam presentes para assegurar que ele está completo e em perfeito estado.

O agente do extintor não é único, existem quatro tipos de agentes que são utilizados em diferentes situações 

  • Água pressurizada — utilizados em sólidos como madeiras, papéis, borracha e plástico;

  • Dióxido de carbono (CO2) — age por abafamento, eliminando o oxigênio do local, utilizado para gases e líquidos inflamáveis;

  • Pó Químico — atua nas mesmas situações que o CO2, mas ao invés de agir por abafamento, age por reação química do bicarbonato de sódio;

  • Espuma química — atua por meio de resfriamento e abafamento, e é utilizada onde há líquidos e gases inflamáveis.

Agora que você conhece os tipos de cada um, já sabe em quais situações eles são utilizados, e caso tenha dúvida é possível saber de acordo com seu rótulo e instruções de uso impressos em seu tanque.

Postagem criada em: 06/06/2022 - 20:27


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.