Técnicas Aplicadas em Sondagem

É certo dizer que quando o assunto engloba engenharia civil, não podemos deixar de citar procedimentos geoténicos, sendo estes processos os quais abrangem uma amplitude de técnicas e aplicações que fazem toda a diferença para os projetos de uma edificação, e podemos dizer com tranquilidade que são vários processos diferentes, sendo cada uma de características diferentes.

Um dos principais procedimentos realizados nestes projetos de engenharia é, sem sombra de dúvidas a perfuração de rochas, sendo esta uma das mais aplicadas. Mas afinal, do que exatamente se trata esta esta perfuração, para que ela serve e como funciona? Vamos entender mais sobre este assunto ao longo deste artigo, destacando pontos mais relevantes e primordiais sobre este assunto.

Quando nos referimos à esta perfuração, nos referimos a um dos principais objetivos atrelados à técnica de sondagem rotativa. Mas do que exatamente se trata essa sondagem? Entenda: consiste em nada mais, nada menos do que um modelo de investigação geotécnica destinada especialmente para solos que são considerados impenetráveis ao SPT (Ensaio de Penetração Padrão, em português), dessa forma, é definida como um ensaio indispensável para determinar os perfis rochosos. O procedimento deve ser feito por profissionais qualificados e experientes.

Mas como exatamente é feito este processo? Entenda:

Para que seja possível realizar o procedimento de perfuração seguindo os mais altos conceitos de qualidade e segurança, é utilizado na sondagem rotativa uma espécie de barrilete de coroa diamantada, a mesma é rotacionada e pressionada simultaneamente contra o solo. É essencial que todo esse procedimento seja feito utilizando o que há de melhor em equipamentos e ferramentas.

Postagem criada em: 13/02/2022 - 21:48


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.