Qual é a diferença entre os tipos de manutenção?

Quando falamos sobre manutenção, muitos podem pensar que é apenas um serviço comum realizado em qualquer equipamento quando ele quebre. Esse pensamento não está totalmente correto, principalmente quando o assunto são os compressores de ar.

Os compressores são equipamentos bastante complexos e, por isso, muitos podem se confundir quando percebem que não há somente um tipo de manutenção de compressores de ar a ser realizada neles, mas três!

Esses três tipos de manutenção são as manutenções preventivas, as manutenções corretivas e as manutenções preditivas.

As manutenções preventivas e corretivas não são exatamente um segredo, apesar da manutenção preventiva ser bastante negligenciada. Mas, e essa tal de manutenção preditiva?

De forma sucinta, essa modalidade de manutenção possui o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos. Ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas.

Ela é feita como forma de planejamento, onde há um registro e um controle sobre todos os procedimentos que foram realizados nos equipamentos para garantir que todos eles aconteçam dentro dos melhores prazos.

Esse tipo de manutenção garante que você assegure as manutenções preventivas dentro dos prazos certos e não seja pego de surpresa caso haja a necessidade de uma manutenção corretiva, já que você terá um controle maior sobre a vida útil, condições e durabilidade de cada um dos seus componentes.

Quando você combina esses três tipos de manutenção, garante que o seu equipamento tenha uma vida útil elevada e atue sempre em perfeitas condições, por isso, não hesite em procurar um bom profissional para que você garanta as melhores manutenções e vistorias no seu equipamento!

Postagem criada em: 13/06/2022 - 21:01


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.