Como funcionam os sprinklers?

Já se deparou com a cena de sprinklers sendo ativados ao longo de um ambiente, como acontece nos filmes? Se nunca presenciou essa cena, sinta-se com sorte, pois isso acontece porque uma alta temperatura foi detectada, ou seja, pode ter ocorrido um indício de incêndio ou até mesmo um incêndio foi iniciado mas foi controlado graças a ação dos sprinklers.

Pra quem não conhece, os sprinklers são dispositivos que ficam instalado no teto dos ambientes para agir de forma rápida para deter o início de incêndios, algumas vezes também podem ser instalados em paredes laterais. é comum que mais de um sprinkler seja instalado em ambientes mais amplos, já que cada sprinkler deve ser instalado a uma distância de, aproximadamente, 37 metros de distância entre eles, isso porque esse dispositivo tem um alto alcance quando colocados em estruturas superiores. Para os instalados em paredes é aconselhável instalar um a cada 18 metros.

Saiba como decidir a disposição e tipo de sprinkler

Para saber exatamente a melhor disposição para colocar esse objeto é ideal realizar um projeto de sprinklers, onde será calculado a área e a melhor forma de dispor os equipamentos, além disso também ideal verificar qual modelo melhor se encaixa na situação do ambiente, já que existem 4 tipos de sprinklers que podem ser utilizados e cada um deles é ativado a uma certa temperatura.

O sprinkler mais indicado para ambientes mais abertos e que não costuma ter altas temperaturas é o de bico vermelho, pois ele é ativado quando o ambiente atinge a temperatura de 68°C. Mas se a aplicação for para ambientes que há a presença de calor constante é melhor procurar um que se adeque melhor às suas necessidades, sempre respeitando as normas regulamentadoras de segurança.

Postagem criada em: 03/06/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.