Inspeção e manutenção do equipamentos do hidrante

A instalação de hidrantes em prédios com grande circulação de pessoas é extremamente importante, mas não é só simplesmente instalar o equipamento e deixar ele lá parado. 

O hidrante deve ficar fechado e só ser utilizado quando necessário sim, mas a questão é que ele não pode passar anos e anos ali parado, é preciso que revisões e manutenções sejam feitas para garantir que ele estará funcionando perfeitamente quando for necessário utilizá-lo.

A inspeção e manutenção de hidrantes é feita de maneira a evitar que ele fique inutilizado a ponto de seu registro ficar preso e não conseguir liberar a água para apagar um incêndio. Durante a manutenção é feita a inspeção do reservatório de água, das tubulações, então é verificado a situação do registro do hidrante, se a mangueira ainda está em boas condições sem estar trincada ou furada, se o esguicho está em bom estado, também é verificada se a pressão e a vazão da água estão corretas.

A manutenção do hidrante e seus elementos deve ser feita regularmente a cada 6 meses, esse na verdade é o tempo de inspeção da mangueira, mas por já ter que fazer a verificação desses itens é possível realizar a inspeção de todo o conjunto do equipamento. Para a verificação da mangueira é utilizado um tipo de teste chamado hidrostático, um procedimento utilizado para verificar se há vazamentos ou fissuras na sua estrutura e avaliar a resistência do material da mangueira, e ela deve ir para manutenção (ou ser trocada) a cada 12 meses.

Lembre-se que apenas empresas autorizadas devem realizar o procedimento de manutenção e testes de hidrantes, para poder garantir a qualidade e segurança do equipamento.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.