Planejamento de segurança anti incêndio

Para que os ambientes fechados de lazer e eventos sejam seguros, é preciso seguir algumas exigências sobre medidas em situações de incêndio, e para fazer com que isso seja eficiente é feito um projeto de segurança contra incêndio.

Nesse projeto deve constar todos os equipamentos que serão utilizados, de acordo com as normas regulamentadoras que se encaixam dentro das especificações e estrutura da edificação em questão, também deve conter a disposição de cada um deles, ou seja, especificar onde cada um deles estará colocado no local.

O projeto é um documento que será utilizado para inspeções e deve estar de acordo com o que foi implantado (sprinkler, detector de incêndio, portas corta fogo, hidrantes, etc) e a disposição de cada um deles, pois há regras de aplicação dos dispositivos como local certo e distância entre eles. Por isso, todas as exigências e normas devem ser seguidas, garantindo a aplicação correta e segurança ao executar os procedimentos de proteção contra incêndio de forma correta.

Entenda mais sobre os métodos de proteção contra incêndio

Todos os dispositivos para proteção tem suas vantagens e utilizações, alguns podem ser utilizados em diversas edificações, entre os dispositivos mais utilizados estão:

  • Detector de incêndio — é o dispositivo de primeiro contato, com sua programação é possível perceber a probabilidade de um incêndio antes dele iniciar por completo e se espalhar;

  • Sprinklers — para estabelecimentos comerciais é muito comum que sejam utilizados e dispostos a certa distância para cobrirem todo o perímetro do ambiente, existem diferentes tipos e são ativados quando uma certa temperatura é atingida no ambiente, acionando os outros dispositivos a sua volta;

  • Hidrante — localizado em um local específico do local é utilizado quando o fogo está alto e deve-se ter conhecimento para montar a manusear o equipamento;

  • Portas corta fogo — presentes em diversas edificações juntamente com as barras antipânico, são localizadas nas saídas de emergência para evitar que o fogo se espalhe para fora do ambiente afetado.

Existem diversos outros dispositivos que devem ser aplicados em alguns tipos de edificações, mas esse são os mais presentes e conhecidos para combate a incêndios.

Postagem criada em: 03/06/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.