Certificado de segurança do corpo de bombeiros

Para que um local funcione é necessário diversos tipos de autorização, seja da prefeitura, laudos de bom funcionamento de seus sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros tipos de certificados e licenças.

Mas existe um documento essencial para comprovar que o estabelecimento está apto para ser aberto e utilizado com segurança, e esse documento é obtido através de uma avaliação do corpo de bombeiros, referente aos dispositivos de combate a incêndio instalados no local.

O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o documento que atesta essa segurança dentro do local, para isso é necessário cumprir os requisitos exigidos durante a inspeção para que ele seja emitido, para que o empreendimento possa funcionar normalmente.

O que pode ser exigido para obter o certificado?

Algumas das exigências presentes para que o certificado seja assinado são: 

  • Extintores — existem diversos tipos de extintores, e eles devem estar dispostos no local, pelo menos 2 tipos devem estar instalado, pois eles possuem serventias específicas, e são disponibilizados de acordo com o local onde estão;

  • Sprinklers — Esse dispositivo deve ser localizado no teto do lugar para que possa atingir o fogo por um ângulo superior, onde tem maior alcance de seus jatos;

  • Ativador manual — Esse elemento é essencial para casos no qual o incêndio seja percebido antes dos sensores automáticos serem ativados.

Outros dispositivos também estão presentes para garantir a segurança dos que estão presentes no ambiente.

Para obter o seu certificado, é necessário solicitar a vistoria com a central de atendimento do corpo de bombeiros, onde será marcada uma data específica para que a inspeção seja feita por um profissional credenciado do corpo de bombeiros.

Postagem criada em: 31/05/2022 - 20:57


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