Processos de Medição da Qualidade do Solo

Afinal, você já ouviu falar sobre ensaios de solo? Sabe para que servem e por que são tão importantes para projetos de engenharia? Se ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto, não se preocupe, pois vamos destacar neste artigo os pontos mais relevantes para um entendimento mais sucinto e detalhado. Portanto, atente-se às informações a seguir:

Procedimentos geotécnicos são atividades e técnicas de extrema importância que estudam as condições e características do solo de uma determinada área. Muito utilizada em projetos agregados à engenharia e construção civil, geralmente estas técnicas são aplicadas para determinar se o solo está ou não apropriado para receber o projeto de edificação.

Falando sobre as técnicas aplicadas, este processo em sim consiste em realizar a identificação de componentes mineralógicos e assim, determinar os princípios de fundamento geotécnicos, o comportamento e a qualidade do solo que está sendo analisado. Dado isto, torna-se viável determinar o limite de liquidez e de plasticidade do terreno, seu teor aquífero e seus índices, bem como a sua consistência. Assim, você consegue saber as características mecânicas, de permeabilidade e fundação de um solo. Portanto, conte com uma empresa especializada no assunto e com experiência para atuar, estando plenamente certificada e apta.

Infelizmente ainda é possível encontrar empresas que erroneamente não realizam estes tipos de procedimentos em obras de pequeno porte, pois elas acham de forma equivocada que por conta do tamanho do projeto, como em edificações térreas, os ensaios não são necessários, aproveitando assim para economizar financeiramente. Este ato não é recomendado visto que pode comprometer toda a obra, bem como a segurança.

Postagem criada em: 10/02/2022 - 23:23


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.