Relógios comparadores bem calibrados

Relógio comparador é uma ferramenta utilizada para mensurar com muita precisão pequenas medidas, muito útil na verificação da tolerância de um processo de inspeção de uma matéria prima que foi transformada, ou seja, uma peça usinada. Em suma é um aparelho de medição por comparação de um padrão pré-estabelecido. Ele é composto por um mostrador com escala e um ponteiro, semelhante a um relógio, e uma ponta de contato para auxiliar no processo de medição. Ao realizar a medição, para tal é preciso posicionar o relógio comparador no objeto a ser analisado, vai haver uma pressão na ponta de contato e este vai vibrar no mostrador, que vai ocasionar em dois fatores que são: diferença positiva, quando o ponteiro girar em sentido horário, significando uma maior dimensão estabelecida na peça, ou diferença negativa, quando gira no sentido anti horário, indicando uma menor dimensão que se estabelece na peça. 

A realização de calibração de relógios comparadores é muito importante para assegurar que os resultados de medidas sejam sempre precisas e exatas, e esse processo é efetuado mediante a comparação do instrumento e o valor padrão, ou seja, nessa comparação verifica se os valores obtidos pelo dispositivo estão de acordo com o valor padrão. O procedimento de calibragem do relógio comparador é essencial para obter resultados satisfatórios no que se refere às medidas exatas e precisas, e assim proporcionar um alto padrão de qualidade e segurança em seu desempenho. Ao solicitar uma calibragem do equipamento, é fundamental levar em consideração três fatores: o método, o instrumento a ser calibrado e a habilidade do técnico. Vale ressaltar que a empresa solicitada para realizar o serviço ofereça total segurança e profissionais qualificados no exercício de suas funções.

Postagem criada em: 30/09/2022 - 13:15


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.