Importância das portas corta fogo em edíficios

Portas corta-fogo são sempre importantes, mas podem ser ainda mais cruciais para quem gerencia edifícios com risco de dormir, como hotéis e hospitais. A condição de cada porta pode impactar dramaticamente o desempenho da porta para conter fumaça, gases e fogo.

Por isso, a porta corta fogo para prédios deve, fechar-se automaticamente para garantir que a porta feche corretamente, agindo como uma barreira que impede o incêndio de se espalhar.

Uma porta corta-fogo, em geral, é uma barreira eficaz ao fogo (e possivelmente à fumaça) quando está fechada. Portanto, certifique-se de que as portas corta-fogo fechem totalmente contra o batente rebaixado da moldura da porta. É por isso que dobradiças, fechos, fechos e travas bem conservados são tão cruciais para o desempenho da porta corta-fogo. Nunca apoie portas corta-fogo abertas, mesmo por um curto período, para aspirar o chão.

Algumas das falhas mais comuns são aquelas que impedem o fechamento correto da porta.

Dobradiças - Se as dobradiças não estiverem encaixadas e mantidas corretamente, a porta pode cair e emperrar no chão ou na moldura da porta.

Fechos - Se o fecho estiver muito fraco ou ajustado incorretamente, pode não fechar a porta com eficácia.

Fechadura e travas - Se a fechadura ou trava forem inadequadas ou se a batida estiver incorretamente inclinada novamente, a porta pode não fechar corretamente.

As folgas ao redor do perímetro da porta são muito importantes para garantir o correto funcionamento das vedações intumescentes em situação de incêndio. A orientação de prática recomendada é uma lacuna de 3 mm entre a borda da porta e a moldura ao redor do perímetro e 8 a 10 mm no máximo no limite (3 mm onde a proteção contra fumaça é necessária).

Não bloqueie as portas de fuga que as pessoas precisam para sair facilmente e o Serviço de Bombeiros e Resgate pode precisar entrar para resgatar qualquer pessoa presa dentro, sem falar em extinguir o incêndio.

Postagem criada em: 16/09/2021 - 16:36


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.