Processos Geotécnicos Essenciais

Quando falamos sobre procedimentos geotécnicos, estamos falando sobre atividades e técnicas de extrema importância que estudam as condições e características do solo de uma determinada área. Muito utilizada em projetos agregados à engenharia e construção civil, geralmente estas técnicas são aplicadas para determinar se o solo está ou não apropriado para receber o projeto de edificação.

São diversos os tipos de técnicas aplicadas, e dentre uma das mais utilizadas e importantes está o ensaio de permeabilidade. Você já ouviu falar sobre ele? Se não, saiba que vamos descobrir mais sobre este assunto a seguir, portanto, atente-se às informações destacadas:

De forma simples e geral, este procedimento pode ser realizado em laboratório ou in situ. O que isso significa? Quando é feito in situ, ocorre através de furos de sondagem para que se possa medir o volume de água absorvido ou retirado do solo, durante um determinado período de tempo, em função da aplicação de diferenciais de pressão que é induzida por colunas d'água, resultado da injeção ou da retirada da água do furo.

Dessa forma, podemos dizer então que quando realizado neste método in situ, consiste em um conjunto de ensaios de permeabilidade que são realizados através de furos de sondagem, esses são normalmente usados para a caracterização hidrogeotécnica dos terrenos que são considerados naturais. Os procedimentos devem ser realizados de acordo com as normas estabelecidas pela ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia).

Portanto, conte com uma empresa especializada no assunto e com experiência para atuar, estando plenamente certificada e apta.

Postagem criada em: 10/02/2022 - 13:38


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.