É preciso calibrar medidores de camada de tinta

Medidores de camada de tinta são equipamentos utilizados para medir a espessura de camada sobre superfícies metálicas, ferrosas e não-ferrosas, e funciona em camadas com tinta, esmalte, revestimentos especiais, plásticos, vidros, automóveis, epóxi, entre outras camadas. A sua medição é apresentada em micrômetro e é de fácil manuseio, e os tipos encontrados são medidor de camada ferroso, este é utilizado para verificar camadas onde há bases de ferro; medidor de camada não ferroso, que são usados com camadas em que não há base de ferro; medidor de camada ferroso e não-ferroso, tem a função de medir materiais condutores e não condutores no mesmo aparelho, podendo medir em camadas com revestimentos especiais, camadas de tinta e espessuras de plásticos; e o tipo medidor de camada ultrassônico, que tem  como objetivo achar a velocidade do som em função de uma espessura, em que a medição se dá em vários tipos de materiais, como alumínio, zinco, aço, aço fundido, latão e vários tipos de plásticos. este equipamento é amplamente utilizado em vários setores da indústria, como a automotiva, por exemplo. 

Como a tinta é um elemento essencial e barato para proteger superfícies que podem sofrer corrosão e precisa ser aplicada uma quantidade certa, não podendo ser fina demais, pois pode provocar descascamento da pintura, ou espessa demais, fazendo com que seque apenas a superfície e crie bolhas por acúmulos de água por baixo, logo o medidor de camada de tinta tornou-se essencial para se obter uma camada de tinta na medida exata e segura em materiais metálicos.

Mas para garantir a eficiência do equipamento e deixá-lo sempre apto na realização de suas medições, é imprescindível realizar a calibração de medidores de camada de tinta, e sempre comparando os valores dos resultados apresentados pelo dispositivo com os padrão. A calibragem do aparelho permite que o mesmo cumpra suas funções com a mais alta precisão, executando um trabalho de qualidade. Sendo que o serviço de calibragem de um equipamento de medição deve ser realizado sempre por uma empresa com laboratório especializado, que emita certificado e cumpra com todas as normas regulamentadoras. 

Postagem criada em: 03/10/2022 - 16:47


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.