O plástico, suas propriedades e aplicações

Utilizado muito em pacotes e embalagens, o plástico é um tipo de material que é reciclável e que dentro de sua categoria possui diversos tipos do material, todos eles são recicláveis, mas é preciso estar atento ao tipo de plástico que está sendo utilizado e com qual finalidade, já que existem alguns que podem fazer mal à saúde.

Dentro da categoria de plástico é possível encontrar desde plásticos finos, normalmente utilizados como sacos de embalagens de produtos, ou até plásticos mais resistentes, como o polipropileno. Cada um desses tipos possui uma nomenclatura científica para que possa ser identificado mais facilmente.

Tipos de plásticos e sua utilização

Por ser um material reciclável os tipos de plásticos passam pelos procedimentos de limpeza, esterilização, e outros que fazem parte do processo de reciclagem de plástico. Se você não sabe qual a diferença entre os tipos de plásticos, veja abaixo alguns deles e suas diferenças: 

  • Polietileno tereftalato (PET) — Conhecido por ser o plástico utilizado em garrafas de refrigerantes, produtos de limpeza, filmes de radiografia e até fio para tecelagem, é um material resistente e sua fusão acontece apenas em 265°C;

  • Policloreto de Vinila (PVC) — Um material muito versátil que pode ser utilizado para diversas coisas como cobertura de tenda cristal, tubos e conexões elétricas, e pode ser utilizado como couro sintético por indústrias de calçado;

  • Poliestireno expandido (EPS - isopor) — Esse é um tipo de plástico que não parece ser realmente plástico, já que sua fabricação o transforma em um tipo de espuma plástica que serve para embalar alimentos por ser térmica e pode ser usada em forro por também ser acústica;

  • Polipropileno (PP) — Existem dois tipos mas ambos são parecidos e resistentes a temperaturas baixas, muito utilizados em descartáveis, utensílios de cozinha, embalagens de alimentos, autopeças e fibras.

Estes são só alguns tipos de plásticos que existem, conseguiu ver como ele é muito versátil e utilizado em diversas áreas que você nem podia imaginar? Pois agora que você sabe disso tudo, entende o porquê de ser tão importante realizar a reciclagem de itens plásticos? Espero que isso tenha auxiliado a entender e que agora a separação do lixo seja feita por você e todos à sua volta.

Postagem criada em: 27/05/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.