Decibelímetro bem ajustado

O decibelímetro é um aparelho com a finalidade de medir a pressão sonora de um ambiente, seja ele interno ou externo, para certificar que volume do som esteja dentro do permitido, ou seja, até o limite de 80 decibéis. Esse dispositivo é bastante utilizado por fábricas e indústrias, ambientes de trabalho que geralmente produzem muito barulho na execução de suas atividades, ruídos estes que são prejudiciais à audição humana, e para preservação da saúde auditiva de seus colaboradores é de extrema necessidade realizar essa medição no local. Casas de show é outro ambiente que se exige fazer a aferição sonora, para que o som não incomode a vizinhança.

Em suma, o decibelímetro é capaz de captar a pressão sonora do ambiente e transforma, através de um microfone situado na extremidade superior do aparelho, essa vibração sonora, que é um sinal mecânico, em sinal elétrico. Em relação ao microfone do dispositivo, é bom salientar que há três tipos: o microfone de campo livre, o de pressão e o de incidência aleatória, e cada um deles com finalidades específicas. Os decibelímetros são disponibilizados nas versões analógica e digital.

Quanto a precisão de suas medidas, para que sejam sempre confiáveis, é importante realizar a calibração de decibelímetros de forma periódica. Os resultados de suas medidas precisam estar de acordo com os valores padrão. Mas com o desgaste do uso frequente ou a falta dele pode interferir nos resultados de suas medições, por isso a importância de calibrar o aparelho sempre que necessário, e o ideal é que se faça antes e após o uso da ferramenta. Diferentemente dos outros  tipos de equipamentos de medição, o decibelímetro precisa de um calibrador acústico.

Postagem criada em: 27/09/2022 - 16:24


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.