Equipamentos de medição precisam ser calibrados

No que diz respeito a qualidade de um produto final e para que se tenha segurança e bem-estar dos colaboradores em um ambiente de trabalho, um fator muito importante e fundamental para o processo de produção e no exercício de atividades trabalhistas é a medição de grandezas. Os equipamentos de medição existem para identificar riscos à saúde humana decorrentes de um ambiente inadequado. Estes riscos podem ser químicos, biológicos, físicos, ergonômicos e físicos. E para realizar essas medições existem inúmeros equipamentos projetados com alta tecnologia e capazes de exercer suas funções de forma precisa e exata. E para certificar se os resultados obtidos pelos dispositivos são de fato corretos, é preciso constantemente fazer comparação com os valores de referência, os quais devem apresentar semelhança entre si. Dessa maneira é possível garantir que profissionais que dependem dessas ferramentas no exercício de suas atividades, obtenham um bom desempenho. 

Esses equipamentos de medição precisam estar sempre em perfeitas condições de uso para que seus resultados tenham veracidade e não comprometam o trabalho final, e para que isso seja garantido é necessário de calibração de equipamentos de medição. A calibração deve ser feita quando o instrumento de medição apresenta erros em seu processo de funcionamento e assim devolver seu desempenho original, e esse procedimento é aplicado através de comparação entre os valores que o aparelho apresenta e os de referência, os quais devem estar iguais ou aproximados. Com a calibração é possível fazer os ajustes necessários, recuperando assim o seu bom funcionamento. Esse procedimento é necessário ser realizado de forma periódica, o que promove uma durabilidade bem maior ao equipamento, além disso têm aqueles que precisam ser calibrados antes e depois do processo de medição. É muito importante que a empresa especializada nesse tipo de serviço emita um certificado de calibração e atenda todos os requisitos legais. 

Postagem criada em: 03/10/2022 - 09:41


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.