Sinalização de emergência em ambientes escuros

Em cinemas e em locais menos iluminados, você já se deparou com uma placa ou símbolo que estivesse brilhando no escuro? Esse tipo de sinalização é chamada de fosforescente, ou fotoluminescente.

A sinalização foto luminescente é um tipo de placa que serve para comunicar direções ou informações sobre algo, como saídas e equipamentos de emergência, mas em alguns locais também são utilizadas para informar as direções dentro do local, por ser um método mais fácil de visualizar as informações no escuro.

Esse tipo de sinalização é obrigatórios exigida conforme normas regulamentadoras de segurança, por isso é muito vista e utilizada em diversos locais menos iluminados, mas seu uso é obrigatório em todos os locais, para fins de segurança caso ocorra falta de energia e seja necessário informações sobre as saídas de emergência e onde se localizam os equipamentos de segurança de combate a incêndio.

Como funciona o efeito fotoluminescente?

As placas fotoluminescentes funcionam a partir de uma radiação absorvida, no caso é utilizada a luz solar ou artificial, para ativar esse efeito. Mesmo que pouco tempo de exposição ou num nível baixo as partículas da tinta química conseguem absorver e ficam em ação durante uma quantidade de tempo referente a quantidade absorvida.

O elemento fósforo (15P) está presente nessa tinta, ele é o responsável por absorver a luz e por emiti-la depois. Assim como em todos os materiais que utilizam fotoluminescência, sejam brinquedos, acessórios e objetos em geral, o fósforo está presente na composição desses itens, fazendo que eles brilhem no escuro após absorver uma quantidade de iluminação e ativar seu efeito fosforescente.

Postagem criada em: 06/06/2022 - 20:27


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.