Hidrantes: instalação e componentes

Em prédios e empreendimentos com mais 750 metros é obrigatório a instalação de uma hidrante em seu terreno, que normalmente é colocado próximo a alguma saída de emergência ou em um ponto centralizado para que seja de fácil acesso.

Os hidrantes instalados em prédios normalmente são colocados em caixas de proteção, ou recalques como também são chamados, que são soldados na parede para poder proteger o equipamento de vandalização e para garantir que ele só seja utilizado em casos de emergência.

O que tem dentro da caixa de incêndio

Dentro da caixa de proteção do hidrante há mais alguns elementos necessários para que ele seja utilizado como:

  • Registro — para poder liberar a utilização da água pressurizada;

  • Conexão — que pode ou não já estar enxada no registro;

  • Mangueira — que deve ser encaixada na conexão para poder direcionar a água;

  • Esguicho — responsável por liberar e direcionar a água que está na mangueira;

  • Chave da mangueira (storz) — com ela é feita a conexão e o encaixe da mangueira no registro com mais facilidade.

Esses são os itens que são encontrados dentro da caixa de incêndio, ou caixa de hidrante, todos eles são essenciais para que a utilização das mangueiras de hidrantes seja fácil e rápida nas situações de emergência de incêndio.

A instalação de dispositivos e equipamentos de segurança para combate a incêndios é obrigatória em todos os locais onde haja uma grande circulação de pessoas, mesmo que ele não atinja a área mínima exigida para a implantação de alguns dos itens, essas dúvidas podem ser tiradas com empresas que realizam esse tipo de instalação ou diretamente nas normas regulamentadoras da ABNT, responsável pela implantação do padrão de equipamentos de segurança.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 20:58


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.