Controle da luz ambiente é com o luxímetro

Luxímetro é um equipamento que serve para fazer a medição da intensidade da luz através de um sensor e é ligado a uma célula fotoelétrica. Para fazer essa medição, o aparelho precisa ficar na perpendicular a luz, essa luz reflete na célula e gera uma diferença de corrente quando uma corrente negativa vai para a parte metálica e uma positiva vai para o semicondutor. Há dois tipos de luxímetro - o analógico e o digital - sendo que a leitura do analógico ocorre através de uma escala graduada e o digital por uma tela de display. O luxímetro é muito utilizado onde exige uma iluminação correta exigida pela Norma NBR 5413 para que não haja danos à saúde ocular das pessoas expostas ao local, locais como bibliotecas, indústrias com linha de produção, centro cirúrgico, galerias, entre outros locais. 

Mas para que se haja uma medida precisa do luxímetro é preciso certificar de alguns fatores que interferem na hora da medição, como a luz externa e luzes de telas de aparelhos, por exemplo, portanto é essencial escolher um horário adequado e analisar bem o local solicitado para fazer a medição. Para executar uma medição com valores corretos é necessário que o resultado coincida com o valor padrão, mas quando começa a demonstrar erros na leitura, ou seja, a comparação de valores entre o equipamento e o padrão for muito diferente, indica que é hora de fazer uma calibração de luxímetro. A calibração é importante para que o aparelho continue a exercer um alto padrão de qualidade, trazendo resultados seguros e confiáveis. Vale ressaltar que a calibração deste dispositivo deve ser feita por um laboratório de metrologia confiável, que vai assegurar o bom funcionamento do aparelho.

Postagem criada em: 29/09/2022 - 09:17


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.