Avaliação da temperatura do ambiente

Para garantir segurança e conforto para aqueles que trabalham em ambiente externo com exposição ao sol ou em ambientes com temperaturas elevadas, as empresas precisam estar cientes da temperatura do local e verificar se está de acordo com as exigências da NR-15 e NHO-06 (Norma de Higiene Ocupacional), ou seja, se a temperatura está dentro dos limites permitidos. Para saber com precisão o nível da temperatura do ambiente existe um equipamento que mede o calor local chamado como medidor de stress térmico, também conhecido como termômetro de globo. Esse aparelho também consegue medir a velocidade do ar e sua umidade. Através dele faz a avaliação do calor local mostrando gráficos ou relatórios. O seu uso é fundamental para que os limites de temperatura exigida pelas Normas não sejam ultrapassado, pois o desconforto térmico influencia a produtividade dos colaboradores.

Esse equipamento consegue medir ao menos três temperaturas: mede a temperatura do ambiente (Termômetro de Bulbo Seco - DB), o nível de radiação (Termômetro de Globo - GT) e o nível de umidade individualmente (Termômetro de Bulbo Úmido - WB), e sua função é converter medições para um índice IBUTG (Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo). Diante dessa realidade é imprescindível que as empresas analisem o ambiente de trabalho e tenham bons contatos com fornecedores de venda de medidor de stress térmico, e assim possam garantir o conforto térmico para seus colaboradores. O que, aliás, esse tipo de venda tem sido bastante procurada pelas empresas, uma vez em que seus colaboradores conseguem produzir muito mais quando estão em condições térmicas aceitáveis.

Postagem criada em: 23/09/2022 - 10:06


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.