Como funcionam alertas de incêndio

Em diversos filmes é possível notar que escolas fazem um treinamento para situações de incêndio, mas você já viu algum tipo de treinamento em escolas brasileiras para esse tipo de situação?

É muito difícil encontrar escolas que façam esse tipo de treinamento com seus alunos, o que deveria ser obrigatório, já que essa situação pode acontecer em qualquer momento e seria bom estarmos preparados para isso.

Para que as pessoas sejam avisadas de que um incêndio está ocorrendo, é necessário realizar a instalação de sistema de alarme, dessa maneira é possível fazer com que um sinal seja emitido para avisar que as pessoas precisam se retirar do local imediatamente.

O sistema de alarme não é só responsável por emitir o som de alerta, ele também é quem pode ativar os sprinklers que estão instalados no local, evitando que o fogo aumente e se espalhe por novas áreas que ainda não foram atingidas pelo fogo.

Como agir em casos de incêndio?

Ao escutar o alarme de incêndio muitas pessoas podem entrar em pânico, mas o ideal é manter a calma e se dirigir para a saída de emergência mais próxima e sair do local o mais rápido possível, mesmo que precise ser rápido evite correr, principalmente em locais que a saída de emergência seja através de escadas.

Caso seja você quem tenha visto o fogo começar, pode procurar por um extintor e tentar apagar o fogo, mas se ele já estiver alto, apenas acione o alarme e chem por ajuda, caso note que não é possível apagar o fogo, retire-se imediatamente do local juntamente com as pessoas próximas que estejam presentes. Manter a calma é a melhor solução para conseguir evitar que as pessoas fiquem assustadas e para esvaziar o local com rapidez.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 20:54


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.