Como detectar a presença de gases tóxicos

Detectores de gases voláteis é um equipamento que serve para medir vapores orgânicos voláteis por fotoionização, em que uma lâmpada que emite fótons com grande energia na faixa de frequência do ultravioleta é utilizada. Esses detectores são amplamente usados nas indústrias para medir compostos como álcoois, hidrocarbonetos saturados, acetonas, aromáticos, entre outros, e muitos gases tais como monóxido de carbono, butano, metano, dióxido de carbono, entre outros gases. O uso destes detectores é obrigatório para detectar algum vazamento de gases tóxicos em ambientes de trabalho, como o caso de espaços confinados, por exemplo, pois podem trazer riscos à saúde dos colaboradores e pessoas próximas. O oxigênio, por exemplo, precisa estar no nível correto, se estiver abaixo, pode trazer danos à saúde aos trabalhadores e caso esteja acima, torna o ambiente explosivo. Um detector de vapores voláteis não consegue medir vários desses compostos, o que leva ter a necessidade de um equipamento para cada tipo de vapor orgânico ou gases, sendo que alguns tipos conseguem medir até cinco compostos químicos diferentes.

Assim como todo instrumento de medição, é necessário realizar calibração de detectores de gases voláteis sob a comparação do valor referencial com o valor apresentado pelo equipamento, para que o resultado seja sempre de forma correta. Esse processo se dá com o uso de um gás de calibração, o isobutileno. É muito importante manter a calibração deste dispositivo em dia, ou seja, é preciso que seja feito periodicamente, assim os resultados apresentados serão sempre precisos e confiáveis, e dessa maneira irá garantir a segurança do local e pessoas que estejam presentes no ambiente ou próximas. Também é indispensável que, ao solicitar o serviço de calibração, é fundamental que se contrate uma empresa responsável e especializada no ramo, que atenda a todos os requisitos legais e seus produtos tenham certificação internacional CE.

Postagem criada em: 04/10/2022 - 09:46


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.