Entenda sobre o megômetro

O megômetro é um dispositivo para medir corrente elétrica de alta tensão de geradores, transformadores, motores, muito utilizado em indústrias especialmente. A capacidade que ele consegue medir é entre 500 a 1500V, menos que isso não é possível medir com esse aparelho, mesmo que esteja em perfeito alinhamento. Para manusear um megômetro é necessário desligar a corrente elétrica de vai medir para assegurar a segurança de quem vai executar o serviço, além de que é fundamental saber utilizar o equipamento. A grosso modo, o uso do megômetro certifica a integridade dos componentes da corrente elétrica de um local, evitando assim acidentes como incêndios, curtos-circuitos ou outros.

Há dois tipos de megômetros: os analógicos e os digitais, sendo que estes funcionam através de botões e possuem display e aquele por meio de manivela e os marcadores através de um relógio, mas apesar das diferenças, ambos têm resultados precisos.

Mas para que o aparelho esteja funcionando de forma precisa, ou seja, que os seus valores de medição estejam de acordo com os valores padrão, é fundamental realizar a calibração de megômetros periodicamente, preferencialmente a cada 12 meses, e assim sua integridade seja mantida. E a calibração deve ser feita por empresas especializadas, para que o procedimento seja feito de forma correta. Uma calibração feita de forma incorreta pode comprometer todo um trabalho, colocando em risco a segurança pública e ou de pessoas que trabalham no local onde foi realizado o procedimento de medição.

É de suma importância, quando for calibrar um megômetro, que certifique que a empresa é qualificada para realizar tal procedimento e se possui certificados, e assim garantir o bom funcionamento do mesmo.

Postagem criada em: 23/09/2022 - 16:56


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.