Como medir a pressão atmosférica sem erros

Vacuômetro, também conhecido como manômetro ou manovacuômetro, muito utilizado em setores industriais, hospitalares, etc,  é um equipamento utilizado para medir a pressão, quando esta é menor que a atmosférica do ar, logo diz-se que ele mede o vazio. Ele também consegue medir outras grandezas, direta ou indiretamente, como níveis de gases e líquidos, vazão de fluidos, entre outros. Os critérios de fabricação, classificação, ensaios e utilização do aparelho são determinados pela norma ABNT NBR 14.105. Os valores de exatidão de um vacuômetro são variados, e para a aferição de um instrumento, o resultado do valor apresentado pelo dispositivo precisa ser comparado com os valores padrão estabelecidos pela norma ABNT NBR 14.105. E assim como outros instrumentos de medições, o vacuômetro também pode ser encontrado nos modelos analógicos e digitais. 

E para que os resultados de medição do vacuômetro esteja sempre compatível com os valores padrão é de suma importância realizar a calibração de vacuômetros periodicamente, do contrário poderá ocorrer discrepâncias nos valores das medições e trazer prejuízo para a empresa. Outro fator muito importante é sempre verificar se o ponteiro do equipamento retorna a posição de zero após a remoção do vácuo do sistema, caso não volte, é necessário realizar reparos ou substituí-lo. Para avaliar as informações de erros de indicação, erros de repetitividade e erros de histerese só é possível mediante a calibração do dispositivo.

Para que um vacuômetro obtenha seus resultados de medições dentro do padrão, ou seja, que tenha uma alta precisão, é fundamental que seja calibrado pela RBC (Rede Brasileira de Calibração). Portanto, contate sempre uma empresa que seja referência no ramo para realizar a calibração bem sucedida.

Postagem criada em: 27/09/2022 - 09:33


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.