Quando é preciso calibrar uma bomba de amostragem

Bomba de amostragem é um equipamento com a finalidade de verificar a qualidade do ar no ambiente de trabalho, ou seja, ele é capaz de coletar amostras de gases e vapores como agentes químicos e biológicos, poeira, névoa, produtos contaminantes e determinar se o ambiente é adequado aos colaboradores. Diferentemente de outros aparelhos, este não mede os agentes poluentes, mas apenas coleta as amostras presentes no ar e estas são encaminhadas a um laboratório especializado, onde serão analisadas e constatadas as suas condições, e assim garantir um ambiente favorável ao trabalhador no que diz respeito à pureza do ar. Para realizar essa coleta, o dispositivo é colocado junto ao trabalhador, próximo a sua respiração, e o aparelho precisa ser programado pelo técnico. As bombas de amostragem podem ser encontradas nos modelos de alta vazão, com capacidade de medir entre 500 ml até 6l, e de baixa vazão, que conseguem medir entre entre 5ml até 500ml, e funcionam através de pilhas ou baterias.

É necessário realizar a calibração de bomba de amostragem todas as vezes que for fazer uma nova coleta, mesmo que seja o mesmo agente na mesma vazão, só assim será possível obter um resultado seguro e confiável de acordo com o método. E essa calibração pode ser efetuada pelo próprio usuário, que é realizada por um calibrador de vazão de alta precisão, e enquanto é feita a regulagem na bomba, a vazão é indicada com exatidão. Calibrar a bomba de amostragem é de suma importância para atender as exigências determinadas pelo Ministério do Trabalho e as Normas de Higiene Ocupacional Fundacentro (NHO).

Postagem criada em: 28/09/2022 - 10:39


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.