Ultrapassagem é a manobra diária mais perigosa

Em meio ao dia a dia sabemos todos os perigos que o trânsito pode conter por diversos fatores, mas principalmente por conta da negligência dos motoristas. Há diversos acidentes que são causados pela falta de atenção e sinalização dos condutores. Uma das manobras mais perigosas realizadas no dia a dia é a ultrapassagem, e por mais que seja algo que é feito todos os dias, ainda devemos lembrar que há regras para efetuar esse tipo de manobra.

Por maior que seja a pressa do motorista, a ultrapassagem deve ser feita de forma segura, não só para si, mas para todos os outros presentes pela região, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Recebi uma multa de ultrapassagem, posso recorrer?

Existem situações em que a ultrapassagem é proibida, como quando ela é feita pela contramão, pois indica um risco de perigo muito alto. Além disso, a ultrapassagem pela direita só pode ser feita se o carro da frente estiver na faixa correta e sinalizando que fará a conversão à esquerda. Essas são algumas regras que durante o dia a dia de motoristas experientes podem ser esquecidas por conta da pressa e da maneira como dirigem no automático.

São nessas situações que o condutor pode receber uma notificação de autuação. A Autuação pode ser feita até de forma indevida, caso o condutor tenha seguido as regras de ultrapassagem. Nesse caso, o condutor pode entrar com recurso multa de ultrapassagem, para não ser autuado e ter que pagar multa referente à infração.

Para dar entrada no recurso é preciso reunir documentos e informações, é preferido que o condutor solicitante seja instruído e auxiliado por um profissional capacitado e experiente nesse tipo de situação, assim não haverão erros de informações nem falta de documentação durante a avaliação do recurso.

Postagem criada em: 31/03/2022 - 20:52


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.