Quando precisa calibrar o manômetro

Um manômetro é um equipamento destinado a medir a pressão exercida por fluidos, que podem ser líquidos ou gasosos. Há os manômetros analógicos e os digitais. Manômetros truncados, de dois ramos abertos e bourdon são os tipos de manômetros analógicos, e os digitais são os manômetros de membrana e o aneróide ou metálico. Os resultados das medições desse aparelho, para serem considerados corretos, são comparados a valor padrão certificado por normas, e assim não incorre em algum erro. 

Quando ocorre discrepâncias entre os resultados de medição do equipamento e o valor padrão, é recomendável fazer a calibração de manômetros para alinhamento do aparelho, e assim garantir que os seus resultados sejam precisos e corretos, excluindo assim qualquer tipo de riscos que podem incorrer em algum acidente e provocar grandes prejuízos à empresa, garantindo a segurança das pessoas. Para realizar uma calibração precisa-se contratar uma empresa responsável, qualificada, experiente, correta em seus processos e por profissionais capacitados na realização nesse tipo de serviço, que irá entregar valor e satisfação aos seus clientes.

Previsto por Lei, esse tipo de calibração segue alguns requisitos como: remoção e instalação do manômetro de seu equipamento, avaliação do estado geral, limpeza geral, reinstalação de manômetro em seu equipamento, elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), colocação de lacre (Selo) e plaqueta com Ordem de Serviço e Data. A calibração desse dispositivo precisa ter cuidados extremos para que não ocorra erros e permita que o manômetro execute as suas funções de forma adequada com os padrões exigidos.

Postagem criada em: 26/09/2022 - 16:59


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.