Procedimentos Geotécnicos para Verificação do Solo

É certo dizer que quando o assunto é a área de geotécnica e engenharia e construção civil, precisamos entender e ter em mente que são uma área de extrema relevância e muito complexas, que exigem plena preparação e conhecimento para a entrega de resultados de qualidade e seguros. Sendo assim, estas áreas englobam diversos procedimentos extremamente necessários, que afetam diretamente nos projetos. Dados estes fatores, podemos destacar então um dos procedimentos que mais são aplicados, sendo este a sondagem mista.

Mas do que exatamente se trata esta sondagem? Para que ela serve e por que é tão importante para os projetos? Continue conosco e venha conhecer mais sobre este assunto ao longo deste artigo, estamos aqui para tirar todas as dúvidas sobre e dar ênfase aos pontos mais relevantes e principais.

A geotecnia abrange diversos procedimentos que são muito importantes para o ramo de engenharia e construção civil. Um dos principais objetivos da sondagem é justamente a perfuração feita no solo do ambiente a ser trabalhado.

O processo de sondagem deste tipo misto é feito dividido em etapas para melhores resultados. Entenda:

Instalar a sonda de perfuração é o passo inicial, que deve ser realizada no meio do solo seco. A sonda rotativa deve ser instalada em uma plataforma de escavação plana ou no solo e ancorada desta forma, que pode reduzir grandemente a vibração e mantém todos os edifícios ao redor da obra intactos. Este procedimento deve ser realizado apenas por profissionais qualificados e experientes.

Logo depois da finalização desta etapa, o próximo passo é combinar a perfuração rotativa com a perfuração de percussão / perfuração SPT. Neste processo, a investigação conjunta é muito importante, pois a investigação deve ser completa, projetando-se ao longo de toda a extensão do terreno percorrido.

Postagem criada em: 14/02/2022 - 19:27


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.