Sistema de incêndio: sprinklers automáticos

Em casos de incêndio é ideal que todos os locais com grande circulação de pessoas possua um sistema de segurança, além disso é necessário que haja sinalização de saídas de emergência e equipamentos de combate a incêndio.

Para combater o incêndio no local, normalmente é instalado um sistema de chuveiro automático no local, principalmente se ele for amplo, esses chuveiros instalados são os conhecidos sprinklers, que são ativados automaticamente ao detectar uma certa temperatura para fazer o resfriamento do local.

Esse resfriamento é feito da parte superior, eles ficam no teto, e possuem um grande alcance, por isso a instalação desse sistema deve ser feita por profissionais, já que eles devem possui um espaçamento específico para poder ser mais eficientes e evitar que o incêndio se espalhe e chegue em outros pontos do loca.

Como escolher o sprinkler certo

Os sprinklers não são vendidos em apenas um tipo, existem variações de temperaturas para cada um deles se ativado, e cada uma delas corresponde a uma cor em seu bico. Eles também possuem classificação de acordo com sua instalação:

  • Tubo molhado — todo o encanamento é abastecido de água pressurizada a todo momento até que o alarme seja ativado e os chuveiros ativem;

  • Tubo seco — nesse modelo as tubulações estão com ar ou gás nitrogênio sob pressão e não possui água, esse modelo é utilizado em locais com baixas temperaturas, onde pode haver o congelamento da água no encanamento;

  • Ação prévia — Parecido com o tubo seco, no encanamento fica apenas ar, com um detector de incêndio sensível instalado a água é liberada assim que ele é acionado;

  • Sistema dilúvio — esse sistema utiliza os chuveiros já abertos e a tubulação seca, o que ativa a liberação da água é uma válvula ligada diretamente com o sistema de detecção de incêndio.

Agora que você já conhece os tipos de chuveiros automáticos pode decidir qual deles se adapta melhor às condições do local e qual deles pode ser utilizado.

Postagem criada em: 06/06/2022 - 20:29


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.