Implantação da multa do bafômetro

Em blitz policial, em períodos noturnos e próximos aos finais de semana é muito mais comum que isso ocorra, muitos motoristas são abordados para conferência de documentação e verificar sua sobriedade.

Desde a implementação da Lei Seca, foi aderida à utilização do aparelho bafômetro para certificar de que os motoristas não estavam dirigindo sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. O aparelho bafômetro funciona da seguinte forma:

  • O condutor posiciona a boca no bico descartável e assopra até o aparelho emitir um som, indicando que coletou ar suficiente para a análise;

  • Dentro do aparelho o ar coletado do condutor será misturado com o oxigênio presente no aparelho;

  • Através de um procedimento químico rápido o aparelho detecta a quantidade de álcool presente no corpo do motorista (se houver).

Mas por ser um teste não obrigatório, muitos motoristas se recusaram a fazer o uso do bafômetro. Com isso foi implantada uma medida para todos os motoristas que se recusaram a efetuar o teste: multa e suspensão da CNH.

Me recusei a fazer o bafômetro e tive a carteira suspensa, o que fazer?

Muitos condutores não sabem como recorrer multa do bafômetro e ter a suspensão de sua carteira de habilitação revogada, para isso é necessário preparar um recurso e ficar atento às etapas do processo. É sugerido que o condutor solicitante tenha auxílio de um profissional experiente e responsável para instruí-lo como preparar os documentos e informações necessárias para o recurso, além de ajudá-lo com as datas das etapas do recurso.

Durante o período em que o recurso estiver em processamento o condutor pode continuar utilizando sua carteira de habilitação, porém com maior cautela, e não precisa efetuar o pagamento da multa até o resultado final do processo.

Postagem criada em: 31/03/2022 - 20:54


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.