Conheça Norma NBR 13103:2013

Os aquecedores de água a gás são equipamentos cada vez mais utilizados atualmente nos imóveis para o aquecimento da água que é distribuída, substituindo perfeitamente os chuveiros elétricos.

E, assim como qualquer outro equipamento, esses aquecedores também possuem normas que os regem para que atuem com máxima segurança, regularidade e eficiência quando instalados em uma residência ou qualquer outro ambiente, como uma empresa.

Hoje, viemos falar exatamente sobre isso: a norma que regulamenta instalação de aquecedor, NBR 13103:2013!

Essa norma, criada em 2013, regulamenta a instalação desses aparelhos de maneira geral para o aquecimento dos ambientes, aquecimento central, piscinas, aquecimento a gás através de raios solares e também aquecimento de pisos.

Um dos seus pontos fortes é que dispõe sobre o uso da tubulação adequada para isso aquecedores a fim de evitar ao máximo quaisquer chances de vazamentos e proporcionar um ambiente ainda mais seguro.

Então, seja para o uso de gás liquefeito de petróleo ou gás natural, é obrigatório que a tubulação seja de cobre. Além disso, para o transporte de água quente, a tubulação deve ser de PPR, CPVC ou qualquer outro material com resistência térmica comprovada.

Vale destacar, também, que essa norma dispõe sobre a obrigatoriedade de uma chaminé para a liberação dos gases gerados no aquecimento da água, e um bom profissional pode garantir que todas essas normas e demais padrões sejam seguidos de maneira correta.

Quando você conta com profissionais especializados na instalação desses aquecedores, conta com uma equipe técnica que conhece a fundo a norma 13103 e a segue à risca para que o seu equipamento atue como o esperado e de acordo com a legislação, oferecendo máxima segurança para você e seu imóvel.

Portanto, agora que você conhece um pouco mais sobre essa Norma e viu a importância dela para instalação do seu aquecedor, já sabe como deve pesquisar muito bem entre as empresas pessoa região para contar com boas equipes para instalação do seu equipamento.

Postagem criada em: 18/03/2022 - 16:48


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.