Posso recusar fazer o teste do bafômetro?

Essa é uma pergunta frequentemente feita, e a resposta é: sim. É possível fazer a recusa do bafômetro, porém isso não quer dizer que não haja consequência para esse ato. 

Após ser implantada a Lei Seca, se tornou muito comum a presença de blitz em pontos das cidades para averiguar se os motoristas estão conduzindo embriagados ou não, e com isso o uso do bafômetro aumentou, porém também aumentou o número de motoristas que se recusaram a fazer o teste, mesmo estando embriagados, o que coloca a vida de outras pessoas em risco.

Por conta do alto número de condutores se negando a fazer o teste, uma medida foi tomada: implementar uma multa no valor de R$ 293,47, que tem um multiplicador equivalente a 10, assim o valor final da multa chega a ser R$ 2.934,70, além do condutor ter sua CNH cassada, ou seja, fica sem poder exercer o direito de dirigir por 2 anos e precisa fazer a reabilitação.

Pode parecer uma medida muito drástica, porém dessa forma os motoristas ficam mais atentos com suas responsabilidades, e se um condutor não estiver embriagado ele não precisa temer o fato de ter que fazer o teste do bafômetro. Contudo, o número de motoristas que se negam a fazer o teste do bafômetro já chegou a ser 80%, número que chega a ser preocupante, pois é uma porcentagem muito alta mesmo a penalidade de cassação e valor alto da multa.

Caso precise, algum dia, entrar com recurso para reaver sua habilitação, procure uma empresa e profissionais sérios e responsáveis para te ajudar e dar auxílio sobre todas as etapas de entrada de recurso.

Postagem criada em: 29/03/2022 - 19:40


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.