Instalação no teto para combate a incêndio

Dentro dos padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras de segurança de combate a incêndio, é necessário que alguns equipamentos sejam instalados em todos os locais, outros desses equipamentos são necessários em empreendimentos que estejam dentro de algumas especificações.

Um dos equipamentos que devem ser instalados, em locais com mais de 23 metros de altura, são os sprinklers (podem ser instalados também um de seus equipamentos derivados que possuem o mesmo sistema de irrigação).

O sistema de incêdio SPK é um método utilizado para prevenir e evitar que o fogo de um incêndio não se espalhe e chegue a outros ambientes da edificação, isso porque sua instalação é feita no teto o que dá a ele um alcance maior da área de atuação.

O sistema deve ser instalado por profissionais experientes e capacitados para realizar o trabalho, já que se trata de um tipo de serviço de segurança, onde deve ser feito de acordo com requisitos a serem cumpridos e seguindo as normas regulamentadoras, que garantem a segurança do local e das pessoas contidas nele.

Quais modelos existente de SPK

Diferente do que se pode imaginar, os sprinklers possuem diferentes cores, e cada uma delas se refere a uma temperatura, na qual será ativada a função de dispensar a água para conter o incêndio. Os modelos de cores e temperaturas são:

  • Laranja — são ativados a temperaturas de 57°C, sendo o modelo mais sensível desse equipamento;

  • Vermelho — este ativa com temperaturas de 68°C, é o segundo mais sensível;

  • Amarelo — sendo mediano, é ativado com 79°C da temperatura no ambiente;

  • Verde — chegando nas temperaturas mais altas, este é ativa com 93°C;

  • Azul — ativado em um temperatura alta, está o azul com 141°C de ativação;

  • Lilás — já para temperaturas extremamente altas temos esse modelo que se ativa com 182°C

Cada um desses modelos de sprinklers é utilizados em diferentes ocasiões e locais, sabendo como cada um é ativado e a temperatura máxima segura para cada local, assim é possível instalar o sprinkler correto no local desejado.

Postagem criada em: 06/06/2022 - 20:29


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.