Resultados corretos com o dinamômetro

Dinamômetro é um equipamento com a finalidade de medir a força de uma máquina ou motor, e essa força é medida em Newton (N). Esse tipo de aparelho é composto por uma mola em uma das extremidades e um gancho na outra extremidade, com a finalidade de pendurar o objeto a ser pesado. E a forma de medição é estabelecida quando essa mola estica de acordo com a força aplicada na ferramenta. Há três tipos de dinamômetro: dinamômetro de mola, usado para medir o peso de um corpo, dinamômetro hidráulico, serve para medir passos e o dinamômetro de Bekk, que determina a resistência dinâmica do papel. Essa ferramenta é muito utilizada na mecânica, pois é essencial para medir a força e potência dos motores.

Para que haja um bom funcionamento do aparelho e seus resultados sejam precisos e exatos, ou seja, sejam de acordo com os valores padrão, é essencial fazer uma calibração de dinamômetro sempre que necessário. Com o tempo é comum o dinamômetro, assim como qualquer outro aparelho de medição, vai perdendo sua capacidade funcional, o que interfere diretamente nos seus resultados finais, os quais poderão colocar em risco a qualidade do produto que está sendo medido. Portanto, calibrar esse dispositivo é indispensável para assegurar a veracidade da força medida de objeto, como o caso de um motor automobilístico, mais comumente alvo desse procedimento.

É importante salientar que a calibração deve ser feita por laboratórios de metrologia, onde profissionais capacitados realizarão o serviço de forma segura e confiável, respeitando as normas exigidas e proporcionando satisfação aos clientes.

Postagem criada em: 28/09/2022 - 09:24


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.