Portas de emergência: funcionamento e manutenção

Durante uma situação de incêndio é ideal que os equipamentos de segurança para combate de incêndio estejam funcionando perfeitamente, para garantir a segurança das pessoas que estão presentes no local.

Os equipamentos e dispositivos de segurança para combate a incêndio são mais do que apenas alarmes, sprinklers e hidrante, existem outros dispositivos, como as porta corta fogo e as barras antipânico, que são instaladas nas portas para facilitar a retirada das pessoas do local pelas saídas de emergência.

As portas corta fogo são uma medida de segurança para evitar que as chamas se espalhem para a área de rota de fuga durante um incêndio. Por ter um papel trivial durante as situações de emergência, é necessário realizar a manutenção de portas corta fogo em períodos regulares, para que elas estejam em pleno funcionamento nos momentos de necessidade.

A manutenção nas portas de emergência deve ser feita a cada 6 (seis) meses para que ela seja utilizada de forma fácil e prática. Durante o período de manutenção são inspecionados todos os seus componentes, como:

  • condições das folhas de aço;

  • verificação das dobradiças;

  • inspecionar trincos e fechaduras;

  • fixar parafusos solto e trocar os parafusos espanados;

  • fazer a regulagem geral;

  • lubrificar as partes necessárias.

Esses são alguns quesitos de avaliação e conserto que ocorrem durante a manutenção das portas corta fogo, depois de todas as inspeções e trocas de peças necessárias são feitos testes para verificar a abertura e fechamento das portas, é importante verificar se não nenhum parte da folha de aço que fique emperrada ou que as extremidades não encostem no chão ou no teto.

Por ser um dos equipamentos de emergência mais importantes é necessário sempre verificar o seu funcionamento, mesmo que fora do período de manutenção, para garantir que está funcionando normalmente no dia a dia.

Postagem criada em: 03/06/2022 - 20:49


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.