A importância de calibrar o torquímetro

Torquímetro é uma ferramenta para medir força de rotação de metais, também conhecido como torque, ou seja, serve para apertar parafusos e porcas aplicando uma força com o objetivo de que fique firme, mas sem danificar a peça a ser apertada. essa ferramenta é bastante utilizada no segmento automotivo e precisa estar regulamentada dentro da norma brasileira ISO 6789, importante certificar se tem esse certificado. Há inúmeros tipos de torquímetro, sendo o digital, o de estalo, relógio e de vareta os mais utilizados pelos profissionais. Um fator muito importante é excluir a regulagem aplicada, ou seja, voltá-lo à estaca zero, assim possibilitará que a exatidão de seus processos durem por mais tempo. 

Mas para que o torquímetro não perca sua exatidão e precisão de suas medidas e garanta que o seu desempenho continue a ser exercido de forma satisfatória, é fundamental que se realize a calibração de torquímetros. Essa calibração deve ser realizada por profissionais da metrologia, ou seja, por empresas especializadas e que sejam referência e tenham uma vasta experiência no mercado, de forma a garantir o bom desempenho do procedimento e a confiabilidade na entrega de valor e solução ao cliente. Assim como a ferramenta precisa estar de acordo com as normas regulamentadoras, a calibração procede da mesma maneira.

A importância de calibrar essa ferramenta implica no fato de que o trabalho a ser realizado pelas empresas que utilizam de um torquímetro não tenha prejuízos e sua credibilidade não seja afetada. Lembrando que, para saber o momento exato para se fazer a calibração, é preciso fazer a comparação dos resultados obtidos pelo instrumento seja equivalente aos valores padrão, ou seja, as medidas estabelecidas.

Postagem criada em: 27/09/2022 - 11:55


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.