Ultrapassagem perigosa é infração gravíssima

Entre as manobras de trânsito que temos no dia a dia, a ultrapassagem é a mais perigosa delas, pois envolve não apenas o carro que está fazendo a ultrapassagem, mas tem o fator do carro que será ultrapassado e os outros carros que estão próximos, além de pedestres e motociclistas que podem estar nas redondezas.

Para evitar que as ultrapassagens sejam feita de forma perigosa existem leis onde são especificadas as maneiras proibidas do uso da manobra, é proibido fazer a ultrapassagem:

  • Em vias de mão dupla e pista única;

  • nos trecho em curvas e aclives sem visibilidade suficiente;

  • Em passagens de nível;

  • Em pontes e viadutos; 

  • Nos locais de travessia de pedestres;

  • Pelo acostamento; entre outros.

Essas ultrapassagens são todas consideradas de risco e por isso não são permitidas, sendo infrações gravíssimas e sujeitas a multas com multiplicadores, que aumentam o valor final dela.

A multa por ultrapassagem que mais pode ocorrer, é a feita em faixa contínua, isso porque o condutor acredita que pode fazê-la quando a pista em sentido contrário está livre, já que não apresenta nenhum perigo aparente. Porém esse tipo de pista costuma estar muito presente em estradas, onde o limite de velocidade é maior do que em cidade, e por isso um carro pode vir a surgir e isso acabaria em um grande acidente.

Como proceder com uma autuação por ultrapassagem que não fiz

Se mesmo sem cometer esse tipo de ultrapassagem você receber uma notificação de autuação em seu nome, se acalme pois você pode recorrer multa de ultrapassagem em faixa contínua, principalmente se ela foi feita indevidamente.

Para poder recorrer, é sugerido que o condutor solicitante tenha o acompanhamento de um profissional experiente para lhe auxiliar, assim o solicitante deverá reunir todos os documentos, incluindo a notificação de autuação, preencher as informações referente ao recurso e encaminhar para o órgão responsável e aguardar o resultado.

Postagem criada em: 01/04/2022 - 20:47


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.