Quando calibrar o dosímetro

Entre os equipamentos de medição de grandezas, há o dosímetro, destinado a medir a quantidade de radiação ionizante em um ambiente e mensurar a exposição que uma pessoa fica exposta a esses componentes químicos ou ruídos, o que, em doses além do permitido, podem ser nocivas à saúde humana. Essa radioatividade é muito comum em ambientes hospitalares e indústrias do setor de metalúrgica, que precisa ter um alto controle de sua quantidade para que mantenha-se dentro do limite permitido, portanto o dosímetro é amplamente utilizado por esses meios, cumprindo assim tanto a legislação trabalhista quanto à legislação sanitária. 

Para se ter um controle eficiente da exposição em que pessoas ficam expostas a radiação ionizante, o dosímetro deve estar em perfeitas condições de uso, caso contrário suas medições podem resultar em erros exorbitantes e que colocará em risco a vida dos colaboradores. Para tanto é fundamental que se faça a calibração de dosímetro com uma certa periodicidade, mediante a comparação entre os valores padrão e os valores apresentados pelo dispositivo. A calibragem do dispositivo permite identificar as possíveis falhas e, assim, poder tomar as medidas corretas, como a sua correção, manutenção, reparos, ou até mesmo a sua substituição. A importância de calibrar o dosímetro de forma correta e no tempo adequado faz com que esteja sempre em perfeitas condições de uso, além disso, evita a ocasionar danos graves no equipamento e, consequentemente, a compra de um novo aparelho. E a falta de calibragem pode prejudicar todo o trabalho do operador que precisa medir com a máxima precisão. 

Ao solicitar uma calibração deste tipo de dispositivo, é importante contratar uma empresa qualificada, que segue à risca todas as normas estipuladas e que possuam certificados, laboratórios especializados, além de possuir profissionais bem treinados.

Postagem criada em: 03/10/2022 - 14:50


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.