A importância de calibrar instrumentos de medição

No âmbito da metrologia, ciência das medições, existem inúmeros equipamentos para medir as mais variadas grandezas, tais como pressão atmosférica, temperatura, luminosidade, ângulos, comprimento, largura, volume, massa, nível de vazão, e muitas outras. O objetivo dessas medições é ter o controle e manter medidas nos parâmetros pré-estabelecidos, identificar compostos químicos nocivos à saúde humana, assim como assegurar a qualidade de produtos finais. Essas ferramentas são essenciais nas indústrias, engenharias mecânicas, eletrônicas e civil, laboratórios, hospitais e muitos outros locais de trabalho, e dentre elas há o termômetro, paquímetro, micrômetro, microscópio, durômetro, terrômetro, entre outros. Esses equipamentos conseguem fazer medidas com precisão e exatidão, mas para isso precisam estar bem ajustados. Lembrando que todo equipamento de medição precisa ter certificação do INMETRO.

Para que esses aparelhos executem as suas funções em sua plenitude, ou seja, façam suas medições de forma correta, é preciso fazer calibração especial para instrumentos de medição periodicamente, mediante uma comparação entre os valores padrão e os apresentados pelo dispositivo. Dessa maneira é capaz de corrigir erros e falhas do equipamento e reduzir custos. A periodicidade vai variar de acordo com cada tipo de instrumento a ser calibrado, com isso compete ao técnico que realizará o serviço, o qual precisa de um amplo conhecimento no assunto. E todas as vezes que um instrumento apresentar desvios em seus resultados de medição, ele precisa receber uma nova calibração, assim evita prejuízos a todos os envolvidos.

Tendo em vista a necessidade de calibrar todos os instrumentos de medição, esse tipo de serviço pode ser realizado em campo ou em laboratório, mas sempre por um profissional de alto nível de capacitação. Portanto é de suma importância contratar empresas qualificadas e com vasta experiência no ramo.

Postagem criada em: 05/10/2022 - 09:41


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.