Garanta um aterramento elétrico com sucesso

Para garantir a segurança de equipamentos elétricos em casos de uma descarga elétrica, no caso de um raio, e que não sejam queimados, há um procedimento fundamental necessário, que é o aterramento elétrico de residências, indústrias e outros estabelecimentos. E para a realização desse método utiliza um aparelho chamado terrômetro, aparelho esse que serve para medir a resistência do solo e assim receber toda a descarga elétrica e impedir que seja retida nos aparelhos elétricos. Este aparelho é muito utilizado por engenheiros e suas medidas se dão por meio de sensores e são estabelecidas por ohms (unidade de medida da resistência elétrica). O índice de normalidade dessa medida deve atingir uma resistência menor que 10 ohms, pois quanto menor essa resistência, maior a dissipação da descarga elétrica, e quando mostram ohms maiores que 30, manifestam riscos. Resistências de 0 ohms seria ideal, mas é raro de acontecer, já que depende muito do tipo do solo, que muitas vezes é preciso de um tratamento para atingir níveis seguros dessas medidas e executar um aterramento elétrico adequado. Há três tipos de terrômetros: o de três fios, de quatro fios e o alicate.

Mas para que esse equipamento funcione perfeitamente e faça suas medições com precisão, é de suma importância realizar uma calibração de terrômetros sempre que necessário, pois, assim como todo aparelho de medição, vai perdendo sua eficácia na realização de suas funções. Além de garantir um aterramento com sucesso, uma calibração irá dar segurança aos equipamentos elétricos e pessoas. Para se ter uma excelente calibração desse dispositivo, é imprescindível procurar por uma empresa que seja especializada nesse procedimento e traga ao cliente um ótimo custo-benefício.  

Postagem criada em: 26/09/2022 - 09:43


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.